top of page

Banco Central cria cartilha financeira para migrantes

Mariana Machado

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Disponível em três idiomas, traz orientações bancárias

 

Se compreender transações financeiras já não é tarefa simples, fazer isso em outro idioma, em um país diferente torna-se um desafio. Para auxiliar migrantes e refugiados, o Banco Central do Brasil, em parceria com a Agência da ONU para refugiados (Acnur), criou uma cartilha com orientações sobre operações bancárias.


Disponível em português, espanhol e francês, o documento traz informações de como abrir uma conta bancária, operações de câmbio, remessas e recebimento de dinheiro do exterior, empréstimos, além de alertas para evitar golpes. Há ainda, orientações gerais a respeito do sistema financeiro brasileiro e dicas para identificar elementos de segurança das cédulas de Real.


De acordo com o Banco Central, o objetivo é fazer com que migrantes e refugiados compreendam o sistema financeiro nacional. A cartilha tem sido distribuída em locais de grande fluxo dessa população, mas também está disponível online, nos sites do Banco Central, Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Acnur. A previsão é de que, futuramente, ela também seja traduzida para o Árabe


Acesse abaixo as cartilhas:


*Com informações do Banco Central


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page